quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curso de tecnologias na Educação- Experiência desenvolvida com êxito na aula de geografia

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 01 – Tutora Maria Melo – Três Lagoas
Unidade 1 – atividade 7
Alun(o)a: Rosângela da Silva Almeida

Escola Estadual Professor João Tomes
Tema da Atividade: América Latina- Problemas Sociais
Professores envolvidos: Rosângela da Silva Almeida (Professor responsável)
Rodrigo Marques Vaz (auxilio tecnológico)
José Bertolotto Jr. (auxílio tecnológico).
Turma: 3º ano A / ens. médio/ Noturno
Quantidade de alunos: 40 (trabalhando em grupos)
Recursos utilizados: STE (sala de tecnologia) uso de computadores e Data show.
Duração: 4 aulas de Geografia
Metodologia: Confecção de slides no Power Point, pesquisas na internet sobre os problemas sociais existentes na América Latina, figuras e mapas na abordagem do tema, foi feito a dramatização e discussão do assunto no Data Show e os trabalhos foram salvos em pendrive para serem avaliados isoladamente segundo sua estrutura.
Em pesquisa notei que atividades como essas vem sendo desenvolvidas em minha escola, bem como pesquisas em sites animados ou atividades realizadas no Paint ou no Word. Entretanto considerei de relevância falar sobre a minha experiência, pois ela pode servir de inspiração para muitas disciplinas e conteúdos, além do que pode ser usada em núcleos rurais que possuem o STE e não possuem internet, com o diferencial que o professor pode levar informações, mapas e figuras em um pendrive nesse caso. A atratividade não se perde porque a dramatização no power point é muito enriquecedora e dá ênfase à discusão e espírito crítico do aluno.
Realizei esta atividade em minha escola e teve muito êxito e interesse, além de promover uma agradável discussão sobre o tema.

Um comentário:

  1. "As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, então torna-se necessário inserí-las na educação para acompanhar a evolução da sociedade e tornar assim a aula mais atrativa. Esse é um exemplo de uma aula simples e que pode ser usada por qualquer disciplina e qualquer tema e que teve um resultado surpreendente!"

    ResponderExcluir