quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curso de Tecnologias na Educação- Quem sou como professor Aprendiz

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 01 – Tutora Maria Melo – Três Lagoas
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Rosângela da Silva Almeida
Quem sou como professor aprendiz

A introdução da tecnologia na sociedade e no sistema educacional tem sido um grande desafio a ser vencido por nós educadores. Por um lado provoca insegurança em alguns professores menos informados e por outro um questionamento do métodos e da prática educacional, significando uma mudança no paradigma pedagógico.No entanto, sabemos que o uso do computador e de outras tecnologias( retro projetor, vídeo, data show etc.) pode enriquecer os ambientes de aprendizagem do aluno e tornar apreensão desse conhecimento muito mais atrativa.Portanto, a utilização dos recursos tecnológicos tem se tornado nos dias atuais ferramentas indispensáveis, oferecendo opções alternativas que acompanham o processo de desenvolvimento da sociedade e integrando o sistema educacional a essa nova realidade que vivemos no mundo de hoje “a revolução tecnológica”, exigindo uma nova cultura de aprendizagem, um novo perfil de professor e de aluno.
Tendo em vista esse panorama procuro me integrar ao novo sistema com entusiasmo, aprendendo também, pois não vivenciei essa abordagem educacional em meu processo de formação, portanto, vencer essa barreira tem sido meu propósito enquanto educador. Para tanto, ouvir as idéias dos meus colegas ou mesmo dos alunos implica na busca de informações para adequar-me ao novo sistema e usa-lo de forma efetiva para obter o resultado esperado.
Temos visto atualmente, que os alunos anseiam interagir com os objetos do mundo significando um aspecto positivo para processo de integração tecnológica, pois eles despertam interesse e curiosidade pelo novo sistema cultural. Vejo então, a possibilidade de mudar um pouco o quadro da educação, melhorando a evasão escolar, notas baixas, índices de reprovações e índices de alunos que ingressam no ensino superior. Considero que deve-se investir na educação dos jovens, pois representará um investimento válido a longo prazo.É preciso proporcionar os elementos para que eles possam buscar conhecimento, pois a sociedade está cada vez exigindo mais, por isso, é preciso treina-los a interagir com os novos meios tecnológicos e instigá-los a estar sempre buscando o conhecimento, porque a sociedade caminha progressivamente e as informações tem sempre prazo de validade, portanto as instituições educacionais estão proporcionando apenas o primeiro passo.

Um comentário:

  1. "Vivemos numa sociedade que está em constante evolução, cada vez se exige mais, portanto é preciso estarmos abertos e receptíveis ao novo, e nem sempre é fácil, mas enquanto educadores precisamos acompanhar com boa vontade esse processo para ensinar nossos alunos a arte das possibilidades, ou seja ensinar-lhes a buscarem sempre o conhecimento e não parar nunca no tempo, porque ele continua caminhando!"

    ResponderExcluir