quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curso de Tecnologias na Educação- Sugestão de aula de Geografia

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 01 – Tutora Maria Melo – Três Lagoas
Unidade 1 – atividade 5
Alun(o)a: Rosângela da Silva Almeida

Formação dos Continentes
Trata-se de uma experiência didática realizada com o uso do computador como recurso tecnológico, através do programa internet explorer, pelo endereço:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf (Essa página apresenta informações e animações sobre a Formação dos Continentes). O objetivo da atividade é o de despertar a curiosidade do aluno sobre o tema abordado, ou seja, “qual a origem dos continentes?”. Os conhecimentos envolvidos são:Definir Deriva Continental, Pangéia, movimentação das placas tectônicas e identificar há quanto tempo se deu a separação da Oceania, América e Antártida dos demais continentes, os principais acontecimentos em cada Era e Período e identificar quando se deu a formação da Cordilheira dos Andes, Identificar os nomes das placas tectônicas (passar o mouse sobre a animação que apresenta os nomes das placas Figura 4), choques e separação das placas,em quais placas ocorrem falhas transcorrentes, onde estão ocorrendo os abalos sísmicos. A atividade consiste na exploração do site, pois trata-se de um site com animação, por isso deve-se clicar sobre as figuras e setas, arrastar o mouse para observar a movimentação dos continentes ou os principais acontecimentos de acordo com as eras geológicas e também tem algumas curiosidades destacadas no ícone: .
Recomendo essa atividade por representar uma forma mais agradável e interessante de apresentar o conteúdo, além de despertar a curiosidade dos alunos.

Um comentário:

  1. "Esse é um exemplo ótimo para aplicar a tecnologia na educação, já foi realizado por alguns professores de geografia e por considerar interessante, resolvi postá-lo.É uma ótima dica e uma aula super dinâmica, tem tudo para ser muito produtiva e agradável em termos de aprendizagem!"

    ResponderExcluir