segunda-feira, 15 de junho de 2009

Atividade 2.5 módulo 2 Planejando uma atividade com Hipertexto

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 03 – Tutora Elisabete – Três Lagoas
Unidade II – atividade _2.5__
Alun(o)a: Rosângela da Silva Almeida

Etnia no mundo e no Brasil

Essa atividade foi elaborada em dupla, pelas professoras Rosângela da Silva Almeida (turma 4-Tutora Elizabeth de Paula Ferreira) e Marisselma Barbosa Dias (turma 2- Tutora Eunice Maria da Silva Camargo) e será realizada nas Escolas Estaduais Professor João Tomes (Vila Piloto) e Afonso Francisco Xavier Trannin (Arapuá) e a metodologia aplicada se dará de duas formas devido a disponibilidade de recursos nas entidades.
Portanto, optamos nessa atividade, em unir competências, visto que, possuímos a mesma formação acadêmica (geografia), e com isso, também estamos buscando interação com as turmas. Nosso objetivo é mostrar que uma mesma atividade pode ser realizada com recursos diferenciados e proporcionar a mesma satisfação em termos de apreensão de conteúdo pelo aluno.
A atividade a ser realizada para turmas de 2º ano do ensino médio será realizada em 2 aulas de geografia das seguintes formas:
● Na escola João Tomes será realizada em uma aula visita ao site: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
http://www.youtube.com/watch?v=vFXOnjuv0fA
http://www.youtube.com/watch?v=vFXOnjuv0fA

Para que naveguem e visitem links em que aprenderão conceitos sobre etnicidade, grupos, diversidade cultural, etnocentrismo e questão étnica no Brasil. Após visita ao site criarão documentos no Word com o conhecimento adquirido e o salvarão. A outra aula será para que aprendam sobre portifólio, onde criarão o seu próprio portfólio em grupo, e colocarão nele os conhecimentos que aprenderam sobre a questão étnica, através de links.
● Na escola Afonso Trannin (não possui internet no STE), a professora irá visitar o referido site: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
http://www.youtube.com/watch?v=vFXOnjuv0fA
http://www.youtube.com/watch?v=vFXOnjuv0fA
e gravará todas as informações do contexto em um pendrive em forma de portifólio criado no word, onde lhes possibilitarão navegar clicando no links, imitando a navegação pela internet e através da rede de computadores interligados, os alunos visualizarão e irão criar documentos no word com os conhecimentos adquiridos, eles terão 1 aula para isso. A outra aula será para que aprendam sobre o portifólio no Word usando o recurso Hiperlink e como postar os documento e também farão comentários sobre como foi a realização da atividade, como foi o seu desenvolvimento e se aprenderam mais trabalhando dessa maneira.
Devido à atividade se realizar em duas escolas e com duas turmas, avaliaremos com questões que serão debatidas com a turma e o professor responsável. As questões são:
Como os alunos se envolverão com a atividade?
Conseguiram atingir o foco da proposta?
Quais dúvidas e dificuldades?
O que descobriram?
Houve imprevistos com equipamento?
Equipamento e programas funcionaram a contento?
O que envolveu os alunos foi atividade ou o laboratório de informática?
Essa atividade pode ser adaptada a outro contexto ou diciplina?

2 comentários:

  1. Quando comecei a entender o conceito de Hipertexto e os benefícios que impulsionam à navegação e que muito contribuem para a formação do conhecimento, que vi que estava diante de algo novo, pois eu já utiliza o recurso mas não o compreendia.Contudo, ainda assim não sabia como poderia utilizar essa novidade em sala, mas foi quando comecei a pensar para montar a atividade para trabalhar em sala, que vi o leque de possibilidades que me abriu e isso foi muito gostoso, pois tive muitas idéias, foi realmente uma descoberta maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rosangela, ficou muito bom seu portofólio. Essa é a idéia de agregar todas as atividades num só espaço.
    Elizabet

    ResponderExcluir