quarta-feira, 15 de julho de 2009

Atv3_4Compartilhando descobertas

Avaliando os produtos multimídias dispostos no endereço: http://www.youtube.com/tvescola, descobri recursos audiovisuais muito interessantes para serem trabalhados em sala de aula com os alunos.
Dentre eles gostaria de comentar alguns vídeos da personagem "Kika", trata-se de uma criança curiosa que procura entender a origem das coisas:
De onde vem o dia e a noite? Explica o movimeto de rotação e translação da terra em torno do sol, bem como a formação do dia e do ano.
De onde vem o plástico? Mostra o refino do petróleo, que é um óleo mineral, e sua separação em diferentes substâncias e uma delas se constitui no "nafta" matéria prima do plático. Também fala sobre a degradação que o plático oferece ao meio e também sobre a importância de coleta seletiva e reciclagem.
De onde vem o sal? Fala sobre um mineral encontrado em abundância no mar que é o cloreto de sódio, que passa por um processo de refino até chegar às nossas casas.
De onde vem o raio e o trovão? Trata da atração entre as nuvens e o solo e quando se encontram há uma descarga de energia, em que primeiro acontece o relâmpago e depois o trovão, porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som.

Um comentário:

  1. Ro primeiramente obrigado, por me ter fornecido o seu blog,...
    tem um vídeo no youtube, que traz por título "Arco iris", muito bom para se trabalhar com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental...
    Parabéns pelo seu trabalho...
    Venho solicitar que visite o portal do professor e avalia a minha aula traz por título "Culinária Sulmatogrossense" e o meu blog ( portugeo.blog~spot.com.
    Vamos conpartilhar idéias ? Ok

    ResponderExcluir