domingo, 5 de julho de 2009

Atividade 2.7 Registro da atividade com hipertexto

Professores envolvidos: Rosângela da Silva Almeida
Marisselma Barbosa Dias
Escolas: Professor João Tomes (Vila Piloto)
Afonso Francisco Xavier Trannim (Arapuá)
Disciplina: Geografia
Turmas: 2º ano do ensino médio
Duração: 4 aulas
Quantidade de alunos envolvidos: 35 na escola João Tomes e 20 na escola Arapuá
Uso de:Computador;Pen drive;Som;Data Show e Máquina Digital.
As aulas se deram nos dias:
24/06/09 e 01/07/09 Escola Afonso F.X.Trannim
29/06/09 e 03/07/09 Escola João Tomes
Tema: “A questão étnica no Brasil e no mundo”
Uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura.
A Questão étnica em âmbito global tem sido motivo de preocupações por representar em alguns lugares alvo de conflitos.Isso se deve ao fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. É importante compreender a etnia como fruto da diversidade existente no mundo e aceitar essas diferenças de modo a somar as culturas.
Devido ao fato de a escola de Arapuá não possuir Internet, optamos por trabalhar um portifólio que montamos e levamos salvo em pen drive com links, imitando assim uma navegação na internet;
Na escola João Tomes possui internet, porém foi trabalhado da mesma forma, para introduzir a eles uma nova opção de trabalho, pois muitos tem a concepção que aula de tecnologia é sinônimo de navegação na internet.
Na primeira etapa, foi explicado aos alunos sobre hipertexto e portifólio, no sentido de organizar e facilitar a pesquisa.
Na segunda etapa os alunos realizaram pesquisas em um portifólio montado pelas professoras orientadoras, com um hipertexto contendo as informações necessárias para esclarecer os conceitos étnicos e toda problemática envolvida. Devido ao fato de a escola de Arapuá não possuir Internet, optamos por trabalhar o portifólio que montamos salvo em pen drive com links, imitando assim uma navegação na internet, na escola João Tomes que possui internet, foi trabalhado da mesma forma, para introduzir a eles uma nova opção de trabalho, pois muitos tem a concepção de que aula de tecnologia é sinônimo de navegação na internet. Esse procedimento ocorreu nas seguinte nos dias 24/06/2009 na escola Afonso F.X. Trannim e 29/06/2009 na escola João Tomes.
Na terceira etapa os alunos visualizaram vídeos, o primeiro foi sobre a diversidade cultural enfocando o multiculturalismo, o segundo diz respeito a aceitar e respeitar as diferenças e o terceiro trata da questão tecnológica a qual a sociedade está inserida e os meios de comunicação de massa e sua influência na padronização cultural, ainda sobre esse tema eles ouviram um arquivo de aúdio com a música “Geração coca-cola”, reforçando esse assunto na questão da alienação.
Na quarta etapa desenvolveram um trabalho no Power Point, dramatizando o conhecimento adquirido com a atividade.
A atividade foi desenvolvida da maneira prevista e sem impasses, com resultados satisfatórios e com certeza com uma assimilação maior do tema por parte dos alunos.

Um comentário:

  1. Essa atividade foi planejada para que os alunos pudessem compreender e trabalhar usando hipertexto e foi inserida dentro do conteúdo programado de geografia, no caso foi a questão étnica, mas esse tipo de atividade pode ser introduzida em qualquer disciplina e sob qualquer tema sem minimizar seus resultados.

    ResponderExcluir