segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Atividade com projeto" (módulo IV)

Turma: Turma 08 / Três Lagoas
Tutora: Eunice Maria da Silva Camargo
Alun(o)a: Idercy Joaquim Ferreira, Marisselma B. Dias e Rosângela da Silva Almeida.

Unidade IV
O obejetivo deste plano de aula envolvendo projeto consiste em proporcionar aos alunos conhecerem alguns conceitos básicos para a utilização de programas como: Power Point e Windows Movie Maker, para tanto envolverá criação de slides e edição de um vídeo educativo, sobre um tema proposto e posteriormente será postado no Youtube, pois existe uma grande curiosidade em relação a como os vídeos foram editados e postados no referido site e assim sendo poderão acessar um vídeo confeccionado por eles próprios.
A atividade se dará nas escolas Afonso Francisco Xavier Trannin e Professor João Tomes, para alunos da 2ª série do ensino médio, com turmas de mais ou menos 35 alunos.
Na escola Afonso X. Trannin (Arapuá), não contamos com o recurso da internet, devido a esse fato optamos por fornecer aprendizado sobre programas que independem da internet e a postagem do trabalho concluído será realizada pelo professor responsável. Os recursos auxiliares como áudio e imagem serão levados pelo professor gravado em pen drive e disponibilizados para os alunos para enriquecimento dos vídeos.
O tema base para desenvolvimento desse projeto, refere-se à agricultura e pode ser encontrado neste endereço:
http://ro-almeida.blogspot.com/
Projeto:Meu vídeo no Youtube.
O presente projeto consiste na aprendizagem dos alunos em elaborarem formas mais enriquecedora quanto inovadora para dinamizar as aulas.Inicialmente começamos com os alunos do 2° ano do ensino médio, e posteriormente estenderemos para todo o ensino médio nas escolas João Tomes e Afonso F.X. Trannin.
O objetivo é proporcionar aos alunos conhecerem alguns conceitos básicos para a utilização de programas como: Power Point e Windows Movie Maker, para tanto envolverá criação de slides e edição de um vídeo educativo, sobre um tema proposto e posteriormente será postado no Youtube, pois existe uma grande curiosidade em relação a como os vídeos foram editados e postados no referido site e assim sendo poderão acessar um vídeo confeccionado por eles próprios.
Eles foram levados para a STE para aprenderem elaborar slides e filmes utilizando os programas Power Point e Movie Maker.
Como não há internet no laboratório da E.E. Afonso F. X. Trannin, optamos por elaborarmos os trabalhos de acordo com o material que já possuía os computadores da STE, por exemplo imagens e texto sobre os assuntos relacionado as aulas de geografia, sem sair do conteúdo proposto no referencial curricular – Agricultura.
O interesse e satisfação dos alunos em trabalhar de forma diferenciada, permitiu melhor assimilação alem de possibilitar um conhecimento que poderá ser aplicado em outros assuntos correspondentes as suas vidas particulares.